terça-feira, 1 de outubro de 2013

A Batalha da Maria Antônia: o dia em que a USP e Mackenzie entraram em guerra

Em 3 de outubro de 1968, 45 anos atrás, estudante da Universidade Mackenzie e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, se enfrentaram em um dos confronto estudantis mais violento da história do país, conhecido como a Batalha da Maria Antônia.
Os estudantes da Mackenzie apoiavam o golpe militar, muitos deles faziam parte do Comando de Caça aos Comunistas, uma organização de extrema direita composta por estudantes e pseudo-intelectuais que denunciavam pessoas contrárias ao regime militar. Já, os alunos da USP eram de esquerda, realizavam no prédio da universidade diversas assembléias e de lá coordenavam boa parte das manifestações contra a ditadura.
A USP e Mackenzie eram vizinhas e ficavam localizadas na Rua Maria Antônia na região central de São Paulo. Tudo começou quando os estudantes da USP organizaram um pedágio para arrecadar fundos para a realização do congresso da UNE. Os conservadores da Mackenzie decidiram atirar ovos contra os comunistas da USP. Alguns nomes notoriamente conhecidos na atualidade participaram do confronto como o temido delegado do DOPS “Raul Careca” e o jornalista reacionário Boris Casoy, como aponta a revista “O Cruzeiro” de 09 de novembro de 1968.
 O período era um dos piores da ditadura militar brasileira, estávamos diante do início processo de radicalização da perseguição aos comunistas, que se agravou meses depois com o mais duro golpe dos militares, a baixa do AI5, em 13 de dezembro de 1968. O Ato Institucional nº 5 dava poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados.
Voltando a batalha, os estudantes da USP e Mackenzie se enfrentaram por dois dias, a polícia assistia a tudo esperando à hora de intervir. Eram pedras, paus, bombas, coquetéis molotov e o que mais tivesse pela frente. O resultado da batalha foi que o prédio da USP foi incendiado e o estudante secundarista José Guimarães, foi morto com um tiro que partiu de dentro do prédio da Mackenzie. Os estudantes da USP chocados pegaram a camiseta e saíram pelas ruas de São Paulo. Quem supostamente havia feito o disparo, foi o delegado do Departamento de Ordem Política e Social, Raul Careca. Após o confronto a polícia invadiu os prédios das duas universidades para prender os estudantes, os acadêmicos da USP, ocuparam o prédio da Faculdade de Filosofia e se defenderam do avante militar com barricadas, pregos para furar os pneus das viaturas e bolinhas de gude que derrubavam a cavalaria, o movimento de resistência da USP foi liderado pelo líder estudantil José Dirceu.
Depois disso, a sede da USP foi transferida para o campus Armando de Salles Oliveira, no bairro do Butantã. O antigo prédio passou a abrigar o espaço cultural Centro Universitário Maria Antônia, um órgão de extensão universitária e cultura, ligado à Universidade de São Paulo, responsável pela promoção de exposições artísticas, cursos ligados à área de humanidades e pela difusão cultural, científica, artística e tecnológica.





Referências:
Batalha da Maria Antonia resultou na morte de um estudante secundarista". Site da Folha de S. Paulo.
 CCC ou O Comando do Terror. O Cruzeiro. Página visitada em 26/09/2013.
Grupo Tortura Nunca Mais. Página visitada em 27/09/2013.
Jornal da República - 1979. Página visitada em 26/09/2013.
O AI5, Portal da Fundação Getúlio Vargas. Página visitada em 01/10/2013.
Revista Veja, 9 de outubro de 1968. Página visitada em 26/09/2013.
VALENTE, Rodrigo — "A resistência dos estudantes" para a Revista História Viva, ano V, n. 54, p. 44—7. Editora Duetto (São Paulo)
Zanelli, M. L., Maria Antonia: dos tempos de regime de exceção à plena democracia, Portal do Governo do Estado de São Paulo, 27/09/2013.

Nenhum comentário: