quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ato contra a corrupção reúne mais de 1.500 pessoas




Mais de 1.500 manifestantes participaram na manhã desta quarta-feira (28) de um ato contra a permanência do presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, João Cláudio Derosso, no legislativo municipal. A passeata, idealizada pelo movimento Corrupção também é violência, reuniu lideranças e militantes de diversas entidades civis organizadas, além de populares que uniram-se à movimentação.

“Não há mais condições éticas, administrativas e políticas para a permanência de Derrosso como presidente da Câmara e até mesmo no legislativo”, enfatizou o presidente da CUT-PR, Roni Barbosa.

A passeata, que saiu da Praça Santos Andrade, percorreu a Rua João Negrão até a Avenida Visconde de Guarapuava. Ao chegar na frente da Câmara os manifestantes ocuparam o estacionamento e fizeram discursos contra Derosso. “Existem elementos suficientes para que ele não só deixe a presidência, mas perca o seu mandato. Temos uma investigação em curso e o dinheiro público, arrecadado com impostos dos trabalhadores, não pode ser jogado pelo ralo”, completou Barbosa.

Durante a manifestação uma comissão de 30 pessoas foi formada para acompanhar a reunião da CPI que investiga o caso Derosso. Estudantes, sindicalistas e representantes de movimentos populares subiram até o quarto andar da Câmara onde puderam observar o trabalho da comissão.

O presidente João Cláudio Derosso foi denunciado no dia 21 de julho no Conselho de Ética do legislativo municipal por supostas irregularidades na contratação da empresa Oficina de Notícias, cuja proprietária é sua mulher. Ele também é investigado pela contratação irregular de funcionários e nepotismo. Ainda há a suspeita que ele seja o mentor de um jornal com custo superior a R$ 14 milhões para o erário. Contudo, especula-se que ele nunca chegou a ser impresso de fato.

Confira mais fotos da manifestação no Flickr da CUT-PR: http://www.flickr.com/photos/cutpr/

Nenhum comentário: