terça-feira, 29 de maio de 2012

Sem regras: começou a batalha no xadrez


Posicionem seus peões, cavalos e torres, o jogo já
começou. Sem lógica, regras ou qualquer tipo de orientações no tabuleiro de xadrez, todos correm no mesmo campo. Adam pela transversal, recuam, avançam, todos se movimentam, mas ninguém se sobrepõe. Esse é um jogo que exige muita técnica, cautela e aproveitamento da desorganização alheia, ou coletiva.

Em vez de uma rainha e um rei, existem muitos caciques para poucos índios. O cavalo faz o trabalho braçal e os peões, se redirecionam na democracia interna sendo peça chave. As torres usam de sua experiência e sabedoria para resguardar e aconselhar seu rei ou rainha. Eis a dúvida onde devo constituir meu império? Todos almejam o grande palácio ocupando o segundo maior cargo da província. Mas, se resguardam. Se não conseguirem a província, querem garantir ou conquistar a gerencia em seu feudo legislativo.

O bispo observa tudo sem querer se comprometer, dá corda esperando ver quem irá se enforcar. São articuladores, mas até agora, preferem não declarar apoio.

Nessa batalha interna o comando do exercito da província está perdido, não sabe o que fazer. O general, coronel e seus capitães, sobem em seus cavalos temendo uma revolta. Seus cavalos ao contrário do que se esperava não pulam casas se posicionando em ataque, se quer definem estratégia visando à vitória na real batalha eleitoral. Estão presos ao momento, rondando seus pré-candidatos a rei ou rainha. Não há direção, pois estão confusos sobre seu papel. Em vez de vislumbrarem o consenso articulam um ou outro nome.

Loucura, o bobo da corte aproveita da desordem para fazer piadas, daquelas bem engraçadas. Não se espantem se o bobo pleitear o reinado será legitimo.

O jogo se reinventa a cada minuto, o peão, a grande peça chave do jogo, ganha status de cavalo e torre e são a grande preocupação do bispo, rei e rainha. A lógica é que não existe lógica, o sistema anárquico requer uma auto-organização, onde quem souber explorar melhor sua retórica pode levar o trono.

A solução para essa quebra-cabeça é o remanejamento das funções, que no próximo ano, permite o peão virar rei, o cavalo rainha e a nova lógica será a salvação do tabuleiro. Este, que por sua vez continuará correndo no mesmo campo, mas com nova direção, ou melhor, com alguma direção.


*Este texto não diz nada, ou talvez diga muito.

Nenhum comentário: